Apoio Domiciliário
O Centro Social de Carnide tem em funcionamento desde Novembro de 2007 o Serviço de Apoio Domiciliário (SAD). Esta resposta social, consiste na prestação de cuidados individualizados e personalizados no domicílio a indivíduos e famílias quando, por motivo de doença, deficiência ou outro impedimento, não possam assegurar, temporária ou permanentemente, a satisfação das suas necessidades básicas e ou as actividades da vida diária.
Para além disso, são objectivos do SAD:
a) Contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas e famílias;
b) Prevenir situações de dependência e promover a autonomia;
c) Prestar cuidados de ordem física e apoio psicossocial aos utentes e famílias, de modo a contribuir para o seu equilíbrio e bem-estar;
d) Apoiar os utentes e famílias na satisfação das necessidades básicas e actividades da vida diária;
e) Colaborar e ou assegurar o acesso à prestação de cuidados de saúde.
Desta forma, o SAD deve proporcionar um conjunto diversificado de serviços, em função das necessidades das pessoas, nomeadamente:
a) Cuidados de higiene e conforto pessoal;
b) Distribuição de refeições no domicílio;
c) Acompanhamento das refeições;
d) Manutenção de arrumos e limpeza da habitação estritamente necessária à natureza do apoio a prestar;
e) Tratamento de roupas;
f) Disponibilização de informação facilitadora do acesso a serviços da comunidade adequados à satisfação de outras necessidades.
g) Actividades de Animação Sócio Cultural
De forma a operacionalizar os seus objectivos, o Centro Social de Carnide tem uma equipa técnica composta por 1 assistente social e 3 auxiliares de acção directa (1 delas a meio tempo).O horário de funcionamento é de 2ª a 6ª das 8h30m às 17h30m e aos sábados das 9h às 11h, encerrando ao Domingo. O serviço recebe comparticipação da Segurança Social para 14 vagas, o que permite ao utente contribuir apenas em função do seu rendimento.
O SAD deve elaborar, em colaboração com o utente e respectiva família, mediante as necessidades expressas por estes e a avaliação de cada situação, um plano de cuidados individualizado, do qual constem os recursos humanos e instrumentais, designadamente ajudas técnicas.
O SAD deve, sempre que possível, assegurar a continuidade do relacionamento por parte do prestador de cuidados com o utente, por forma a permitir um contacto mais personalizado, mais próximo e mais afectivo. Pretendemos oferecer um serviço que seja flexível e que vá de encontro as diferentes necessidades de cada utente, porque cada caso é um caso e cada pessoa é única.