O Centro Social de Carnide encontra-se hoje enquadrado num contexto de crescimento e de exigência. Foi constituído em 2002 como uma Instituição Humanitária de Solidariedade Social sem fins lucrativos, por um grupo de habitantes de Carnide, atentos à evolução e às suas consequências na Idade Sénior, bem como a inexistência de respostas na área da 1ª infância.
Em Novembro de 2007 é assinado um protocolo de cooperação com a Segurança Social que permite iniciar o serviço de apoio domiciliário. Em Setembro de 2011 tendo beneficiado do Programa de Alargamento de Redes e Equipamentos Sociais (PARES), entrou numa nova etapa, com a abertura das novas instalações e abertura de novas respostas sociais de Lar de Idosos, Centro de Dia e de Creche, bem como o crescimento da capacidade de SAD. Desde logo se apostou na qualidade dos serviços, implementando o sistema de gestão da qualidade nas 4 valências.
No ano de 2012 viu aprovado a candidatura apresentada ao PRODER financiando equipamento e viaturas necessárias ao funcionamento e crescimento do serviço.
No ano de 2013, novo desafio com aprovação da candidatura ao programa Qualificar o 3º Setor, envolvendo formação e consultadoria, permitindo desta forma consolidar a organização. Nesse âmbito que foi realizado internamente uma análise global do funcionamento, auscultando todos os colaboradores e direção. Para além da vontade do corpo diretivo e dos colaboradores de fazerem mais e melhor, foram identificados enquanto forças da instituição, a nova estrutura física, com equipamentos adequados e funcionais, que beneficia de boas acessibilidades, um espaço esteticamente agradável com uma área suficiente e que proporciona conforto físico. No relacionamento, foi identificado como um ponto forte a qualidade dos acolhimentos de novos colaboradores, sob uma atitude de transparência com partilha da informação e disponibilidade para acompanhar, postura essa extensível na relação com utentes, familiares e comunidade, respondendo a todas as questões dos utentes e familiares sobre condições físicas, regras e dinâmica interna.
Apostando na diferenciação dos serviços, implementou ainda um projeto inovador com um serviço gratuito e diferenciado baseado em visitas domiciliárias, dos utentes à comunidade. Pretende ser uma instituição aberta, que promove o encontro com a comunidade, nomeadamente nas suas festas e convívios.
O Centro Social de Carnide, assume uma estratégia focada na qualidade dos serviços, assente numa gestão rigorosa, com vista à sua sustentabilidade e à garantia dos investimentos necessários à prossecução dos seus objetivos, procurando atingir níveis cada vez mais existentes de qualidade, humanização e segurança e foco no cliente.